domingo, 10 de março de 2013

Pensadores e suas Pedagogias: Escolas


Vigotsky

- Vigotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: um que se refere às conquistas já efetivadas, nível de desenvolvimento real; e outro, de desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades a serem construídas. Entre esses dois níveis, se localiza a zona de desenvolvimento proximal.



Paulo Freire


-  Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, propunha uma concepção pedagógica que articulasse conhecimento e formação política.

- Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma    prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.



Dermeval Saviani: 


 - “Na verdade, todo sistema educacional se estrutura a partir da questão do trabalho, pois o trabalho é a base da existência humana, e os homens se caracterizam como tais na medida em que produzem sua própria existência, a partir de suas necessidades. Trabalhar é agir sobre a natureza, agir sobre a realidade, transformando-a em função dos objetivos, das necessidades humanas. A sociedade se estrutura em função da maneira pela qual se organiza o processo de produção da existência humana, o processo de trabalho”.
Essa afirmação de Dermeval Saviani resume os fundamentos conceituais da proposição do: trabalho como princípio educativo.




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Pedagogias


 - A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias:



  1. Pedagogia Tradicional - Herbart
  2. Pedagogia da Escola Nova - Dewey
  3. Pedagogia Libertadora - Paulo Freire
  4. Pedagogia Histórico-Crítica - Dermeval Saviani

Método:


- Método da Pedagogia Libertadora - Vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política.

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- Método da Escola Nova - Atividade, problema, hipótese, coleta de dados e experimentação.



  • A finalidade da escola é preparar para a vida. Portanto, a escola deve ser viva, alegre, cheia de desafios, num processo ativo centrado no aluno.
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- Método Tradicional - Preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação;
  •     A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos. O compromisso da escola é com a cultura; os problemas sociais pertencem à sociedade.
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- Método Histórico-Crítico - Prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social.

  • A difusão de conteúdos é a tarefa primordial da escola. Os conteúdos são indissociáveis da realidade social. Busca-se a apropriação do saber pelos alunos.
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-  Pedagogia Tecnicista.O papel da escola é produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.

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 - As tendências pedagógicas são definidas a partir das finalidades sociais da escola e se manifestam na prática docente. Podemos classificar essas tendências em dois grandes grupos: as liberais e as progressistas. São consideradas tendências liberais as pedagogias: Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não-Diretiva e Tecnicista.


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 - A Educação está diretamente relacionada com a sociedade. Diferentes perspectivas dessa relação são consideradas em três grandes grupos.


  • Otimismo Pedagógico: A função da educação é resolver todos os problemas sociais.
  • Realismo Pedagógico: A função da educação é fazer o trabalho mais avançado possível, apesar dos limites impostos pelo momento histórico.
  • Imobilismo Pedagógico: A função da educação é a reprodução da sociedade.
 - O trabalho e a educação são elementos fundamentais do processo de construção da cidadania. A cidadania exige deveres e direitos. Os direitos são classificados em três níveis: civis, políticos e sociais.


  1. Direitos civis: Direitos necessários à liberdade individual.
  2. Direitos políticos: Respeito à participação e representação em sindicatos, partidos, etc.
  3. Direitos sociais: Respeito ao bem-estar do indivíduo: segurança, trabalho, lazer, educação e saúde, entre outros.
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- A escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é: a questão da inclusão e da diversidade.

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 - A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel: Garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.

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